Dossiê Fighters - Rugal Bernstein (PARTE 3)

ESPECIAL DOSSIÊ - RUGAL BERNSTEIN (PARTE FINAL)

  
“Eu sou mais do que um deus! Eu sou um superstar! Hah, hah!” (Omega Rugal em KOF' 95)

----------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: ESSE MATERIAL FAZ PARTE DE UMA SÉRIE DE COLETÂNEAS ESPECIAIS DE DOMÍNIO DE SR MINERVA E PORTAL FIGHTERS. TODA E QUALQUER INFORMAÇÃO REPRODUZIDA EM OUTRA MÍDIA DEVERÁ SER CREDITADA A SEUS CRIADORES!
---------------------------------------------------------------------------------------------- 
CURIOSIDADES
 ----------------------------------------------------------------------------------------------
#1 - Segundo a homepage comemorativa de aniversário da série, a SNK Playmore afirmou que Rugal foi originalmente criado para ser o chefe final mais poderoso de suas séries de luta.

#2 - Ainda de acordo com Toyohisa Tanabe (um dos membros da equipe de KOF’94), o estilo de luta de Rugal foi pensado para fazer alusão aos primeiros chefes finais do torneio de lutadores KOF.

#3 - A série KOF possui mais de 15 anos de existência e Rugal Bernstein entra para história como primeiro vilão da nova saga envolvendo o mundialmente consagrado torneio de artes marciais.

#4 - Na votação realizada pela edição japonesa da revista Gamest, Rugal ficou na 48ª colocação numa lista de 50 melhores personagens dos jogos de lutas. Ele dividiu colocação com Chang Koehan (também da série KOF).
#5 - Em um artigo feito pela Game Retro, Rugal foi mencionado como “Uma Rocha Dura. Um dos chefões mais difíceis de ser dorrotado. Até mais difícil que M. Bison da série Street Fighter”.

#6 - Em uma comparação feita entre os personagens Rugal e Akuma, a GameAxis classificou o vilão como “O mais barato boss em jogos da SNK”.

#7 - Na época do lançamento de KOF’95, a 1UP.com elogiou a introdução de Omega Rugal. Segundo eles, o personagem trouxe “um dos designes mais elegantes de toda a história”, embora muitos fãs detestassem a dificuldade em derrotá-lo. Outro fato também mencionado pelo site foi a sua ausência em KOF’96.

#8 - O revisor da Eurogamer Matt Edwards mencionou que Rugal foi responsável por introduzir uma tendência notória na série de vilões extremamente difíceis de derrotar.

#9 - Jeremy Dunhan do IGN, elogiou Rugal, descrevendo-o como um personagem que impôs novas regras ao torneio KOF.
   
#10 - Após as eras de Geese Howard e Wolfgang Krauser, Rugal Bernstein passou a ser o terceiro personagem a reivindicar os direitos de realização do torneio.

#11 - A quem diga que Rugal Bernstein era sócio de negócios do submundo de Geese Howard, Wolfgang Krauser e Mr. Big.

#12 - Por haver nascido possivelmente na Alemanha, berço do Nazismo, e ser um personagem totalmente diabólico, cojita-se que Rugal teria sido adepto do regime de Adolph Hittler.

O símbolo desse personagem é um "R" preto dentro de um círculo branco numa bandeira vermelha, que aparece em algumas partes do jogo The King of Fighters '94, como no estágio da Inglaterra.

Este símbolo é quase idêntico à famosa suástica, o símbolo nazista, o qual também possui o mesmo estilo e as mesmas cores, porém no lugar do "R" aparece à cruz suástica.

 
#13 - O golpe "Genocide Cutter" gerou protestos da comunidade mais radical, já que se trata do termo usado para definir assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas.

Também definido como um tipo de limpeza étnica.

#14 - Rugal é um homem tipicamente relacionado a um personagem maligno: cruel, ganancioso, sempre desejando poder absoluto, torpe e querendo dominar o mundo. É por demais sádico, diabólico e malévolo por natureza.

#15 - Na adaptação de KOF para os cinemas, duas vestimentas de Rugal são similares ao de outros vilões da série. Uma lembra bastante os trajes de Geese Howard, enquanto o traje final lembra a vestimenta sagrada de Goenitz. Aqui a única diferença fica por conta das cores.  



#16 - A escalação do ator Ray Park para interpretar o vilão nos cinemas foi imensamente criticada por fãs e pela crítica especializada por ser considerado o oposto das características físicas originais do personagem (Homem alto e forte, de cabelos loiros e bigode, que quase sempre está vestindo um elegante smoking vermelho-sangue).

  
#17 -Ainda sobre Ray Park, essa não foi à primeira aventura do ator em adaptações de figuras da cultura dos quadrinhos e games para os cinemas. Park deu vida também aos personagens Darth Maul em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma e Groxo em X-Men O Filme.


#18 - Rugal possui dois projéteis de poder originários de outros poderosos chefes: o Reppuken de Geese Howard e a Kaiser Wave de Wolfgang Krauser.


 #19 - Em The King of Fighters 2003, revelou a existência dos dois filhos de Rugal. Eles são Rose Bernstein e Adelheid Bernstein.

Adelheid é um jovem que se assemelha muito com Rugal na aparência, no modo de vestir-se e na maneira de lutar, pois em suas técnicas de luta estão incluídos golpes utilizados por Rugal, como Reppuken e Genocide Cutter.

Rose é uma bela e jovem pianista que acompanha seu irmão durante as lutas.


#20 - Assim como Rugal possuía seu porta-aviões Blacknoah, possuem um dirigível chamado Skynoah, onde Adelheid desafia os vencedores do torneio KOF.


#21 - Em 2003, Rose possui uma pantera de estimação que a acompanha nas viagens do Skynoah, assim como Rugal, que é detentor da pantera Rodem.


#22 - Em uma de suas intros, Rugal aparece ao lado de um Leão Vermelho, lembrando Glugan, o leão de estimação de Original Zero em 2001.



#23 - Rugal participa da versão PS2 de The King of Fighters 2000 como um striker Maniac da personagem Kula Diamond.


#24 - Rugal é um dos vários personagens da SNK a não possuir um olho, assim como General Mordem de Metal Slug, Jubey Yagai, Daruma e Golba da série Samurai Shodown, Kagetsura de Sengoku, Heidern, Ramon e recentemente Mature da série The King of Fighters.


#25 - Ainda sobre personagem que perderam um olho: Diferente deles, Rugal não usa um Tapa-olho, optando por implantar um olho cibernético.

#26 - Assim como fez com Heidern ao arrancar o seu olho, Rugal teve um de seus olhos arrancados no combate contra Goenitz.


#27 - Outra ironia é a aversão de seu primogênito Adelheid, que possui uma personalidade oposta a de seu pai, sendo um lutador mais honrado e misericordioso que Rugal.


#28 - Em 96, Chizuru diz ao Japan Team que a morte de Rugal foi um golpe de sorte, já que Rugal era um oponente extremamente poderoso, porém, não tinha controle suficiente para controlar o poder Orochi, o levando a sua própria destruição.

#29 - Apesar de sua morte em 95, há quem diga que o vilão não morreu, levandando suspeitas de sua ressurreição.

Uma artwork mostra o vilão, que aparentemente foi clonado e duas figuras podem ser vistas ao fundo. Apesar de intrigante, a SNKP até hoje não levou a imagem em consideração para sua cronologia oficial.



Em tese, a dita "ressurreição" serviu de inspiração para parte do enredo do Mangá The King of Fighters Zillion, de Andy Seto.


O termo também é atribuído à mania de grandeza do vilão, que chega a comparar o seu poder a de um Deus. A brincadeira com o termo ressurreição foi tão levada a sério que em KOF'2002 essa palavra foi adicionada ao perfil oficial do personagem, mas é válido lembrar que essa edição é na verdade um Dream Match. Não possuindo nenhuma ligação com a cronologia oficial da série.


#30 - Um outro boato levantado pelos fãs diz respeito a sua relação com Mature. Todos sabem que a loira se uniu ao vilão sob ordens de Goenitz, mas há quem levante que os dois mantiveram um relaciomento.

 
O "Affair" nunca foi confirmado, mas há quem diga que Mature possa ser a mãe de Adelheid e Rose. Cronologicamente, um boato impossível de ser real.


# 31 - É curioso notar a similaridade nas mortes do Rugal em 95, do Rugal de The Movie e Ash em XIII. Ambos foram pulverizados pela enorme quantidade de energia.

Em 95, Rugal por ganância e desespero despertou o poder Orochi presenteado por Goenitz, porém somente aqueles que possuíam o sangue do lendário demônio poderiam controlar tal poder.

Em The Movie, Rugal explodiu após o ataque da sagrada espada Kusanagi. Antes que o vilão pudesse se defender, o espírito de Orochi o abandonou.

 Em XIII, Ash roubou dois dos três tesouros sagrados a pedido de Saiki para que ele pudesse abrir um portal do tempo e mudasse toda a história de seu clã. Ash acabou eliminando Saiki e absorvendo o seu poder, porém, o vilão conseguiu dominar o corpo do jovem. Parecia que Saiki iria levar a melhor, mas Ash voltou a si e decidiu deixar que o portal se fechasse, fazendo com que ambos deixassem de existir.

#32 - Outra similaridade é como ele, Ash e Saiki adquiriram seus poderes. Os três tiveram que derrotar alguém para aumentar sua força.

Em Capcom Vs SNK 2, Rugal derrotou Akuma e absorveu seus poderes. Em KOF' XIII, menosprezando a serventia de Mukai, Saiki o eliminou, incorporando os seus poderes. O vilão ainda pretendia eliminar a todos para garantir energia suficiente para o portal do tempo, mas foi apunhalado por Ash Crimson, que também absorveu sua energia.

Já o Rugal de The Movie, precisava eliminar a todos os lutadores do torneio de Chizuru para ser absolutamente o único Rei dos Lutadores. O vilão contou com a ajuda de Mature e Vice.


Ainda em Capcom Vs SNK 2, Rugal não conseguiu permanecer com os poderes de Akuma, tendo corpo e espírito tragados pelo outro antagonista, assim como aconteceu em XIII, quando Saiki tentou dominar o corpo de Ash, mas o efeito foi temporário, sendo extinto de existência junto com ele ao fechar do portal do tempo.



#33 - Tanto em 94, quanto nos Dream Match, Rugal repetiu o mesmo ato no seu jogo de estréia. O vilão pega um dispositivo e explodindo o local, na tentativa de matar seus inimigos.



#34 - Em 98, duas misteriosas mulheres aparecem em uma pose de vitória de Rugal. Essas mulheres são Aya e Hermione. Suas origens são desconhecidas, já que trata-se de um Dream Match, mas as duas lembram bastante Mature e Vice.


#35 - Além de Rugal Bernstein, o Seiyuu Toshimitsu Arai emprestou sua voz a outros personagens da SNK como Heidern, Saisyu Kusanagi, Original Zero e Hanzo Hattori da série Samurai Shodown (II e 64 Series).


#36 - Norio Wakamoto é considerado uma das maiores lendas da dublagem japonesa. Ele emprestou sua voz a vários personagens como Johnny de Guilty Gear, Barbatos Goetia de Tales of Destiny 2, Cell em Drago Ball Z e GT Xemnas de Kingdom Hearts 2, Dracula em Castlevania, entre outros. Na SNK, ganhou o papel como Rugal graças a sua dublagem como Igniz em KOF’2001. Além do loiro, dublou também M. Bison no Crossover SNK Vs Capcom Chãos e Golba em Samurai Shodown Sen.



#37 - Além de Rugal no CD Drama de KOF’94, Banjo Genga trabalhou na dublagem de outros personagens de outras séries de luta, como Rei Vegeta em Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3, Bayman em Dead or Alive 2, Astaroth em Soulcalibur, Cracker Jack em Street Fighter EX, Heihachi e Ganryu no primeiro Tekken e os Jack’s (também da série Tekken).


#38 - O Jovem dublador Yuri Chesman surpreendentemente foi escalado para dublar o sádico Rugal de The Movie. Yuri é conhecido por seus trabalhos como Gohan (Dragon Ball Z), Goten (Dragon Ball GT), Gon (Hunter X Hunter), O jovem Ikki na redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco e Jackson Stuard na série jovem Hanna Montana.


#39 - Rugal é um dos personagens confirmado em The King of Fighters OnLine, uma expansão da franquia para os amantes de MMORPG. O game estava prometido para lançamento em 2010, mas até o presente momento não foi lançado.

Curiosamente é que o game ainda continua como um dos projetos em desenvolvimento da empresa Coreana Dragonfly.


#40 - Em KOF’ 94, Rugal aparece para recepcionar o Japan Team. Podemos observar várias estátuas de lutadores que Rugal derrotou em suas batalhas. 

Uma delas é bem parecida com o personagem Guile da franquia rival Street Fighter. Curiosamente, esse fato é mencionado na Intro entre Rugal e Guile em Capcom Vs SNK.


#41 - Além de sua versão normal, Rugal ainda contabiliza mais duas versões alternativas. Elas são as Versões Omega (Presentes nas edições 95 e em todos os Dream Match da série) e God (No crossover Capcom Vs SNK 2).



#42 - Na cronologia principal, Rugal contabiliza ao todo 6 Vítimas.




Na cronologia Alternativa, Rugal fez ao todo 12 vítimas ao longo de The Movie


----------------------------------------------------------------------------------------------
REFERENCIAL
----------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.comicvine.com/rugal-bernstein/29-22466/
http://robkof.com.br/forum/index.php?showtopic=1917
http://kofaniv.snkplaymore.co.jp/english/character/index.php?num=rugal
http://kofrpgbrasil.blogspot.com/2010/03/rugal-bernstein.html
http://snk.wikia.com/wiki/Rugal_Bernstein
http://www.fightersgeneration.com/characters3/rugal.html


 

Comentários

Postagens mais visitadas